Orixá Logum Edé História e Características

Orixá Logum Edé O grande guerreiro das aguas do rio, uma figura fascinante do panteão Yoruba, carrega consigo uma rica tapeçaria de mitos, rituais e...
Orixá Logum Edé História e Características
Orixá Logum Edé História e Características

No vasto panteão da religião yorubá, Logum Edé se destaca como a divindade da dualidade, representando a transição entre a juventude e a maturidade. Entre as águas e a floresta, Logum Edé carrega consigo uma aura única que combina elementos de dois orixás distintos. Este artigo mergulhará nas águas profundas da história e nas matas exuberantes das características que definem esse orixá tão singular.

Logun Edé (lógunèdè) é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água. Ele é considerado um dos mais belos orixás do Candomblé, herdando a beleza como uma das principais características de seus pais.

Rei de Ilexá, hábil caçador e príncipe soberbo, Logun Edé incorpora os domínios de Oxóssi e Oxum, sendo sua paternidade o ponto central de sua história.

Apesar dos equívocos, é importante esclarecer que Logun Edé não alterna seu sexo a cada seis meses; ele é um orixá de gênero masculino. Sua dualidade reside em seu comportamento, podendo ser doce e benevolente como Oxum em certas ocasiões, e sério e solitário como Oxóssi em outras. Logun Edé é um orixá de contradições; nele, os opostos se entrelaçam, sendo o deus da surpresa e do inesperado.

Na Nigéria, a cidade de Logun Edé é chamada de Ilexa, uma das mais ricas e prósperas da África, que atrai pessoas de toda parte do continente para seus festivais anuais.

Na tradição da África, acredita-se que Logun Edé seja Ólògún Ode – o guerreiro caçador –, o maior entre todos os caçadores, inclusive pai de Oxóssi. Isso é evidenciado na cantiga de Oxóssi, onde a expressão “Omo ode” (filho do caçador) é constante, indicando sua ligação com Ogun.

Oxum Yéyé Ipondá e Odé Erinlé Ibò são as qualidades de Oxum e Oxóssi, respectivamente, consideradas os pais de Logun Edé. A história revela que, feliz com o filho que estava por vir, Oxóssi expressou seu amor por Oxum e pediu a posse do menino:

Oxum, por amor a você, quero que Logun Edé fique comigo, vou ensiná-lo a caçar. Comigo ele aprenderá os segredos da floresta. Entretanto, Oxum também amava Logun Edé profundamente e, apesar do amor por Oxóssi, não pôde separar-se de seu filho. Ela declarou:

Logun Edé viverá seis meses com sua mãe e seis meses com o seu pai, se alimentará do peixe e da caça. Ele será Oxóssi e será Oxum, mas sem deixar de ser ele mesmo, Logun Edé: um príncipe na floresta e um grande caçador!

Quem é o Orixá Logum Edé

Logum Edé é a divindade que personifica a transição da juventude para a maturidade, carregando características de dois orixás Oxum, a deusa das águas doces, e Oxóssi, o caçador e senhor das matas. Logum Edé é muitas vezes retratado como um adolescente, refletindo sua dualidade e equilíbrio entre os elementos aquáticos e florestais.

Características dos Filhos de Logum Edé

Aqueles que são filhos de Logum Edé herdam não apenas a graça e a beleza de Oxum, mas também a destreza e a habilidade na caça associadas a Oxóssi. São indivíduos que buscam equilibrar a sabedoria da água com a astúcia da floresta, exibindo uma dualidade única em suas personalidades.

Arquétipos de Logum Edé

Logum Edé é o arquétipo da dualidade e da harmonia entre opostos. Ele representa a transição, a flexibilidade e a habilidade de navegar por diferentes aspectos da vida com graça.

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Erinlé Templo Iorubá

Dia do Orixá Logum Edé

O dia consagrado a Logum Edé é a terça-feira. Neste dia, seguidores dedicam suas orações e rituais para honrar e buscar as bênçãos desta divindade singular.

Sincretismo Católico do Orixá Logum Edé

No sincretismo católico, Logum Edé é associado a São João, celebrado em 24 de junho. Esta associação destaca a ligação do orixá com as festividades juninas, permeadas por elementos aquáticos e florestais.

Cores, Símbolos e Elementos

As cores associadas a Logum Edé são o verde e o amarelo. Seus símbolos incluem a flecha, representando a caça, e a espada, simbolizando o elemento guerreiro. As águas dos rios e a densidade das florestas são seus elementos primordiais.

Domínios de Logum Edé

Logum Edé é reverenciado nas águas dos rios e nas profundezas das florestas. Seus domínios abrangem desde riachos serenos até as matas densas, refletindo sua conexão única com esses ambientes.

Saudação ao Orixá Logum Edé

A saudação a Logum Edé é feita com o vibrante “Loci Loci Logum” ou “Laroyê Logum Edé”, reverenciando sua dualidade e poder.

Qualidades de Logum Edé

Logun Edé é singular, um Orixá metamórfico que congrega três energias: a de Oxum, a de Oxóssi e a sua própria. Ele domina o poder de mutação, podendo transformar-se no que desejar. Um dos seus Orikís nos relata:

“Ológun fihòn awo
funfun lóni ni òlá
Ó yióò fihón dúdú…”

Oferendas a Logum Edé

As oferendas a Logum Edé incluem elementos da caça e presentes associados às águas doces. Frutas, flores e objetos simbólicos são oferecidos como gestos de devoção.

Oriki de Logum Edé

“Logum Edé, senhor das águas e matas, que tua flecha seja certeira como a correnteza de um rio e tua sabedoria tão vasta quanto a extensão de uma floresta.”

Ganagana bi ninu elomi ninu
A se okùn soro èsinsin
Tima li ehin yeye re
Okansoso gudugu
Oda di ohùn
O ko ele pé li aiya
Ala aiya rere fi owó kan
Ajoji de órun idi agban
Ajongolo Okunrin
Apari o kilo òkò tímotímo
O ri gbá té sùn li egan
O tó bi won ti ji re re
A ri gbamu ojiji
Okansoso Orunmila a wa kan mà dahun
O je oruko bi Soponna
Soro pe on Soponna e nià hun
Odulugbese gun ogi órun
Odolugbese arin here here
Olori buruku o fi ori já igi odiolodi
O fi igbegbe lù igi Ijebu
O fi igbegbe lú gbegbe meje
Orogun olu gbegbe o fun oya li o
Odelesirin ni ki o wá on sila kerepa
Agbopa sùn kakaka
Oda bi odundun
Jojo bi agbo
Elewa ejela
O gbewo li ogun o da ara nu bi ole
O gbewo li ogun o kan omo aje niku
A li bilibi ilebe
O ti igi soro soro o fibu oju adiju
Koro bi eni ló o gba ehin oko mà se ole
O já ile onile bó ti re lehin
A li oju tiri tiri
O rí saka aje o dì lebe
O je owú baludi
O kó koriko lehin
O kó araman lehin
O se hupa hupa li ode olode lo
Òjo pá gbodogi ró woro woro
O pà oruru si ile odikeji
O kó ara si ile ibi ati nyimusi
Ole yo li ero
O dara de eyin oju
Okunrin sembeluju
Ogbe gururu si obè olori
A mò ona oko ko n ló
A mo ona runsun rdenreden
O duro ti olobi kò rà je
Rere gbe adie ti on ti iye
O bá enia jà o rerin sún
O se adibo o rin ngoro yo
Ogola okun kò ka olugege li òrùn
Olugege jeun si okurú ofun
O já gebe si orún eni li oni
O dahun agan li ohun kankan
O kun nukuwa ninu rere
Ale rese owuro rese / Ere meji be rese
Koro bi eni lo
Arieri ewo ala
Ala opa fari
Oko Ahotomi
Oko Fegbejoloro
Oko Onikunoro
Oko Adapatila
Soso li owuro o ji gini mu òrún
Rederede fe o ja kùnle ki agbo
Oko Ameri èru jeje oko Ameri
Ekùn o bi awo fini
Ogbon iyanu li ara eni iya ti n je
O wi be se be
Sakoto abi ara fini

Um orgulhoso fica infeliz que um outro esteja contente
É difícil fazer um corda com as folhas espinhosas da urtiga
Montado de cavalinho sobre as costas de sua mãe
Ele é sozinho, ele é muito bonito
Até a voz dele é agradável
Não se coloca as mãos sobre o seu peito
Ele tem um peito que atrai as mãos das pessoas
O estrangeiro vai dormir sobre o coqueiro
Homem esbelto
O careca presta atenção à pedra atirada certeiramente
Ele acha duzentas esteiras para dormir na floresta
Acordá-lo bem é o suficiente
Nós somente o vemos e o abraçamos como se ele fosse uma sombra
Somente em Orunmila nós tocamos, mas ele não responde
Ele tem um nome como Soponna /
É difícil alguém mau chamar-se Soponna
Devedor que faz pouco caso
Devedor que anda rebolando displiscentemente
Ele é um louco que quebra a cerca com a cabeça
Ele bate com seu papo numa árvore Ijebu
Ele quebrou sete papos com o seu papo
A segunda mulher diz ao papo para usar um pente (para desinchar o papo)
Um louco que diz que o procurem lá fora na encruzilhada
Aquele que tem orquite ( inflamação dos testículos) e dorme profundamente
Ele é fresco como a folha de odundun
Altivo como o carneiro
Pessoa amável anteontem
Ele carrega um talismã que ele espalha sobre o seu corpo como um preguiçoso
Ele carrega um talismã e briga com o filho do feiticeiro dando socos
Ele veste boas roupas
Com um pedaço de madeira muito pontudo ele fere o olho de um outro
Rápido como aquele que passa atrás de um campo sem agir como um ladrão
Ele destroi a casa de um outro e com o material cobre a sua
Ele tem olhos muito aguçados
Ele acha uma pena de coruja e a prende em sua roupa
Ele é ciumento e anda “rebolando” displicentemente
Ele recolhe as ervas atrás
Ele recolhe as ervas atrás
Ele anda “rebolando” desengonçado para ir ao pátio interior de um outro
A chuva bate na folha de cobrir telhados e faz ruído
Ele mata o malfeitor na casa de um outro
Ele recolhe o corpo na casa e empina o nariz
O preguiçoso está satisfeito entre os passantes
Ele é belo até nos olhos
Homem muito belo
Ele coloca um grande pedaço de carne no molho do chefe
Ele conhece o caminho do campo e não vai lá
Ele conhece o caminho runsun redenreden
Ele está ao lado do dono dos obi e não os compra para comer
O gavião pega o frango com as penas
Ele briga com qualquer um e ri estranhamente
Ele tem o hábito de andar como a um bêbado que bebeu
Sessenta contas não podem rodear o pescoço de um papudo
O papudo come no inchaço de sua garganta
Ele quebra o papo do pescoço daquele que o possui
Ele dá rapidamente crianças às mulheres estéreis
Ele guarda seus talismãs numa pequena cabaça
A noite coisa sagrada, de manhã coisa sagrada /
Duas vezes assim coisa sagrada
Rápido como alguém que parte
A proibição do pássaro branco é o pano branco
Ele mexe os braços fantasiosamente
Marido de Ahotomi
Marido de Fegbejoloro
Marido de Onikunoro
Marido de Adapatila
Bem desperto, ele acorda de manhã já com o arco e flecha no pescoço
Como um louco ele se debate para colocar os joelhos no chão, como o carneiro
Marido de Ameri que dá mêdo
Leopardo de pele bonita
Ele expulsa a infelicidade do corpo de alguém que tem infelicidade
Assim ele diz e assim ele faz
Orgulhoso que possui um corpo muito belo

Erinlé Templo Iorubá

Lendas de Logum Edé

Lenda 1: A Dança dos Elementos
Havia uma época em que as águas e as matas ansiavam por um ser que pudesse unir suas essências. Foi então que Logum Edé surgiu, trazendo consigo a dança dos elementos. Ele dançava ao longo das margens dos rios, fazendo as águas fluírem com alegria. Em seguida, adentrava as florestas, onde sua presença era saudada pelo balançar suave das árvores. Logum Edé tornou-se a personificação da harmonia entre as águas e as matas, e sua dança continuou a ecoar através dos tempos, lembrando a todos sobre a importância de equilibrar os elementos.

Lenda 2: O Encontro dos Amores
Oxum, a majestosa deusa das águas doces, e Oxóssi, o senhor das matas, ansiavam por uma união que transcendesse suas esferas individuais. Foi assim que, sob a bênção de Olorum, Logum Edé nasceu. Seu coração carregava a doçura de Oxum, enquanto sua habilidade e destreza eram herança de Oxóssi. Logum Edé, o fruto desse amor, tornou-se um elo entre os dois orixás, representando a união única de suas energias.

Lenda 3: A Flecha da Transformação
Certa vez, uma aldeia vivia sob a sombra de um período de seca. As águas estavam escassas, e as matas estavam silenciosas. Logum Edé, ao perceber o desequilíbrio, decidiu intervir. Com sua flecha dourada, ele disparou em direção aos céus, invocando as bênçãos de Oxum para trazer a chuva. Em seguida, adentrou as florestas, pedindo a Oxóssi por fartura e prosperidade. A aldeia floresceu novamente, e desde então, Logum Edé é lembrado como o mensageiro que transforma a escassez em abundância.

Estas lendas capturam a essência única de Logum Edé, o orixá que dança entre as águas e as matas, equilibrando a dualidade e trazendo harmonia ao mundo.
Como Cuidar do Orixá Logum Edé
O cuidado com Logum Edé envolve rituais de limpeza com águas sagradas e oferendas específicas. A comunhão constante com a natureza também é uma forma de honrar este orixá.

Número de Logum Edé no Jogo de Búzios

Logum Edé é associado ao número seis no Jogo de Búzios, revelando aspectos importantes de sua influência na vida daqueles que buscam sua orientação.

Curiosidades

1. Qual é a dualidade representada por Logum Edé? Logum Edé representa a dualidade entre as águas e as matas, incorporando características de Oxum e Oxóssi.

2. Qual é o dia dedicado a Logum Edé? Terça-feira é o dia consagrado a Logum Edé.

3. Quais são as cores associadas a Logum Edé? As cores associadas a Logum Edé são o verde e o amarelo.

4. Quais são os elementos primordiais de Logum Edé? As águas dos rios e as florestas são os elementos primordiais de Logum Edé.

5. Qual é a saudação característica de Logum Edé? “Loci Loci Logum” ou “Laroyê Logum Edé” são saudações características de Logum Edé.

Conclusão

Logum Edé, com sua dualidade única, nos ensina a encontrar equilíbrio nas diversas facetas da vida. Sua energia é uma mescla harmoniosa de serenidade e ação, proporcionando bênçãos de paz e prosperidade àqueles que o reverenciam. Que possamos seguir a flecha certeira deste orixá, navegando pelos rios calmos e adentrando nas matas densas com sabedoria e graça. Olorum Adupe!

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